JÚNIOR OLIVEIRA
Músicas do Brasil de dentro – os ternos chegaram

Músicas do Brasil de dentro – os ternos chegaram

Músicas do Brasil de Dentro – os ternos chegaram é uma produção artística elaborada a partir de um longo trabalho de pesquisa antropológica e etnomusicológica no cerrado. As músicas de domínio público fazem parte de uma manifestação cultural conhecida como Pastorinhas, festa religiosa que revive o nascimento do menino Jesus com sua cosmologia e estética próprias.

Com repertório formado por diversos ternos, dentre os quais o das Borboletas, das Ciganinhas, e o da Lira, o espetáculo traz músicas entremeadas por intervenções teatrais que dialogam com o público. O repertório brejeiro, traz letras singelas inspiradas na valorização do modo de vida rural e interiorano onde o cuidar, o ofertar, repartir, e se alegrar coletivamente é cantado e celebrado fazendo a ponte com os símbolos mais profundos do Natal.

Os cenários criados por Wagner Gonçalves, iluminação de Junior Oliveira, técnico de som Paulo Seletino, figurinos originais de Isabela Nascente e Claudio Livas foram inspirados nas festas rituais populares, que também serviram de fonte para a elaboração dos arranjos camerísticos interpretados pelo Grupo Sons do Cerrado. Com arranjos do maestro Jarbas Cavendish (piano), os músicos Alba Franco (vocal), Verônica Alde e Rosana Rodrigues (flautas), Marcelo Maia (baixo), Almir Pessoa (viola) e Edilson Morais (percussão) dão o tom do trabalho, que conta também com a participação das atrizes Larissa Malty e Fernanda Pimenta que movimentam a cena e o pensamento do público.

A realização da “Temporada de Natal – Música do Brasil de Dentro” é um tributo aos povos tradicionais que lutam para continuar vivendo com dignidade em suas terras e com seus modos de vida, e propicia ao público uma leitura contemporânea de mundo pautada na sabedoria e beleza desse Brasil profundo onde se faz urgente os cuidados com a natureza, casa comum de todos os povos.